sábado, 25 de dezembro de 2010

Desenvolvimento Sustentável

O pensamento de desenvolvimento sustentável vem a emergir a partir do momento em que surge um posicionamento crítico diante da modernidade adotada pela sociedade a partir do século XVIII, tendo maior relevância na Revolução Industrial, onde se percebe e prever os impactos ocasionados pelas atividades industriais a acelerada urbanização e a explosão populacional, direcionando um pensamento na disponibilidade de alimentos para consumo dessa população, superando a capacidade regenerativa dos ecossistemas, diante dessa questão surge o pensamento na escassez dos recursos naturais para as gerações futuras.
A problemática ambiental tem como objetivo promover a mudança na percepção da noção do que venha ser crescimento, desenvolvimento e progresso, pois nem todo crescimento, desenvolvimento e progresso agem de forma sustentável.
O desenvolvimento sustentável tem como principal parâmetro manter o desenvolvimento econômico da nação dando maior enfoque a satisfação das necessidades básicas da sociedade, de forma que aja equilíbrio dinâmico entre ambos.
O conceito da problemática ambiental surge diante do processo em que se leva a ter o crescimento econômico, pois o esgotamento de recursos e a poluição levava a ter uma visão catastrófica do meio ambiente. Contra partida a essa questão  existia maníacos pelo crescimento a todo custo ao qual diziam que o ambiente é uma invenção dos países ricos para frear a industrialização dos países pobres.
No auge dessa discussão acontece a conferencia de Estocolmo dando entrada nas ciências sociais, considerado que não haverá política ambiental bem sucedida se ela ñ ao estiver ligada a uma política de progresso social ao qual não pode ser dissociados.
O crescimento econômico, social, cultural e político ocasionaram em uma revolução ambiental ao qual o termo desenvolvimento ecologicamente sustentável engloba todos esses adjetivos.
O conceito de desenvolvimento é pluridimencional sendo essencial dar-se conta de que crescimento econômico não é sinônimo de desenvolvimento, pois pode haver crescimento indo ao desencontro social e ambiental gerando mau desenvolvimento.
O desenvolvimento adequado é aquele em que deve favorecer benefícios equitativos a todos visando o bem está da população e menor impacto ambiental.

Resenha do texto: História dos conceitos que fundamentam a concepção de sustentabilidade.
Por Charle Costa

Um comentário: