sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mundo Caótico

                                           
Com o advento das transformações ambientais o espaço da globalização tomou conta do cotidiano dos cidadãos, dessa forma tornando o mundo caótico e desequilibrado fazendo com que a natureza clame por outra forma de viver.
O filme koyaanisqatsi retrata bem essa temática, onde mostra a exuberância do inicio da natureza virgem, com as suas paisagens intocadas pelo homem, mostrando um cenário de tranquilidade desde os primórdios da existência da humanidade e suas belezas, comparados com a turbulência da sociedade contemporânea na era globalizada.
A interferência do ser humano na natureza em explorar os seus recursos naturais, ocasionou em diversos conflitos entre nações, gerando guerras, acumulo de riquezas e muita desigualdade social. Dessa forma destruindo em pouquíssimo tempo, o que a natureza levou milhares de anos para construir.
Para desfrutarmos do avanço tecnológico atual, a natureza passou por grandes transformações em seu espaço. Com isso ocasionando o surgimento de grandes empresas, pois, a sociedade atual começou a viver a era do consumismo onde o capitalismo dita as regras do sistema. Com o crescimento acelerado dos grandes centros urbanos e com o desenfreado avanço tecnológico, tornou-se necessário possuir automóvel para facilitar a locomoção, deixando as ruas congestionadas e caóticas contribuindo com o lançamento de gases na atmosfera, também provenientes das atividades industriais.
Os fatos mostram que o homem quer obter o poder absoluto sobre a natureza a partir de um ideal que norteia o capitalismo selvagem, desprezando qualquer forma de consequência que isso venha causar, tornando seres alienados.
A natureza está insatisfeita com as atitudes do ser humano, se revelando a partir de desastres naturais que já não são tão naturais assim. Agora te pergunto caro leitor aonde vamos chegar?    
Por Charle Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário