sábado, 14 de abril de 2018

Resenha Crítica do vídeo Charles Darwin e a árvore da vida


O apresentador David Attenborough nasceu na cidade de Leicester, estudou geologia na universidade de Cambridge em 1947.           
O vídeo mostra os caminhos que Charlie Darwin traçou para chegar a tais descobertas, tudo começa em 1931, aos 22 anos Darwin embarca em um navio britânico e parte em exploração ao redor do mundo, ao chegar às Ilhas de galápagos, Darwin pode observar as diferenças existentes entre os cascos das tartarugas daquela região e o das tartarugas de outros lugares e entre os bicos dos tentilhões que se alimentavam de forma diferenciada, gerando características únicas a cada um. Essas descobertas provocam uma serie de indagações ao longo de sua volta. Logo após sua chegada, Darwin envia as amostras coletadas para especialistas fazerem sua catalogação dentre eles para o zoólogo Richard Owen, fundador do primeiro museu em Londres.
Chegando a sua casa Darwin fez profundas reflexões e anotações do que tinha presenciado em sua viagem, dentre elas, que talvez as espécies não fossem fixas, como um animal poderia se transformar em outro, chegando à ideia que existia um processo de seleção natural e que todas as espécies poderiam originar de uma única espécie ancestral. No entanto eram necessárias mais provas que validassem sua teoria, até então não revelada. Darwin manteve trocas de correspondências com especialistas na área das ciências naturais.
Em junho de 1844 Darwin termina o esboço de sua obra, porém não faz sua publicação adiando por mais 14 anos, onde trabalhou fixando informações a respeito da sua teoria, porém, em junho de 1858 ele recebe um envelope do naturalista Alfred Russell contendo a mesma ideia, evolução por seleção natural. Após passar por avaliações mostrou-se que a obra de Darwin possuía mais riqueza em detalhes do que a de Alfred, levando-o a publicar sua obra em novembro de 1859, e sendo reeditado enumeras vezes, vindo a gerar grande polêmica, devido suas ideias irem de encontro às estabelecidas pela igreja, em relação à origem da vida.
 Ao observar as rochas de uma determinada região poderia estipular a quantidade de anos de um fóssil ali presente e foi o que fez ao achar um representante do elo de dois grupos, aves e repteis, a partir daí pode-se fazer a ligação do ancestral comum que faltava da teoria de Darwin. Porém, a seleção natural requer que as características de um animal seja passada para geração seguinte. Gregor Mendel mostrou como ocorre esse processo, mas podendo também pular uma geração, através da lei da hereditariedade. Com a descoberta do DNA pode-se evidenciar que um animal está relacionado com outro.
A partir dos fosseis observou-se que a vida não haveria começado de forma tão complexa, mas sim de pequenos microrganismos e que se originaram no mar.
Os estudos de Darwin revolucionaram sua época e os dias atuais, mostrando que as espécies estão estreitamente ligadas uma as outras, no entanto, seus estudos serviram como ponto de partida para as mais variadas áreas do conhecimento cientifico e sua importância na quebra de paradigmas pré-estabelecidos até então. A forma ao qual o vídeo foi descrito, aborda com clareza e riqueza em detalhes as teorias de Darwin, proporcionado um bom entendimento e despertando a curiosidade de se aprofundar em sua obra.


Por Charle Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário